LABINC – Laboratório de Bioinorgânica e Cristalografia
  • Olá, bem vindo ao LABINC!

    Publicado em 01/07/2020 às 16:48 04Wed, 01 Jul 2020 16:48:20 +000020.

    O Laboratório de Bioinorgânica e Cristalografia Prof. Ademir Neves (LABINC) foi criado em janeiro de 1988, pelo Professor Ademir Neves, logo após o seu retorno de estágio de pós-doutorado em 1987, com o Professor Karl Wieghardt, no Institut für Anorganische Chemie I da Ruhr Universität Bochum.

    O LABINC iniciou os seus trabalhos com 03 alunos de Doutorado, 01 aluno de Mestrado e 02 alunos de Iniciação Científica. Os trabalhos de pesquisa envolviam a síntese e caracterização de novos modelos estruturais para metaloenzimas mononucleares do tipo vanádio- e ferro-transferrinas e dinucleares de ferro para o sítio ativo das fosfatases ácidas púrpuras. O grupo contava com suporte financeiro do CNPq e FINEP. Em 1994 a FINEP deu suporte para a instalação do primeiro difratômetro de raios X para monocristais, na região sul do país.

    No final dos anos 90, o grupo ampliou as suas linhas de pesquisas, dando início aos trabalhos envolvendo modelos estruturais e funcionais para as metaloenzimas Fosfatases Ácidas Púrpuras e Catecol Oxidases. Nessa época, tiveram início os trabalhos de colaboração científica com o Professor Hernán Terenzi, envolvendo a utilização dos modelos biomiméticos na clivagem de ácidos nucleicos e proteínas.

    A partir de 2010, com o ingresso da Professora Rosely Aparecida Peralta, o grupo aumentou suas linhas de pesquisa incluindo temas como Fotoliberação de Monóxido de Carbono e Fotodegradação de etileno.

    O LABINC tem como missão o desenvolvimento da pesquisa multidisciplinar de qualidade na fronteira do conhecimento.

    Algumas das linhas de pesquisa do grupo envolvem os seguintes temas:

    • Metalofármacos para o tratamento de doenças cardiovasculares, gástricas, infecciosas e câncer.
    • Metalohidrolases e Catecolases Sintéticas Bioinspiradas
    • Investigação de Reatividade e Mecanística de compostos de coordenação e seus alvos biológicos.
    • Catálise homogênea e heterogênea.
    • Fotoquímica de compostos organometálicos para emprego em terapia fotodinâmica (FotoCORMs).
    • Síntese de materiais nanoestruturados inorgânicos e híbridos, Método sol-gel e Fotocatálise heterogênea